A atitude de Lucas

Lucas 1.1-3

Um dos fatores determinantes na leitura de um texto,é a atitude que temos diante dele.

Quando nos propomos a ler, estamos mostrando “interesse” pelo objeto de leitura e sempre temos uma perspectiva diante daquilo que a leitura pode nos prover: conhecimento, satisfação, sabedoria etc.

Lucas é talvez um dos maiores exemplos sobre a atitude.

Diante daquilo que ele leu, ouviu e pesquisou – em seu evangelho,logo no primeiro capítulo ele descreve sua atitude, seu empenho e motivação diante da vida e obra de Jesus Cristo.

Ele diz que muitos se empenharam( vers. 1) em relatar em ordem os fatos, desde o nascimento de Jesus até sua morte e ressurreição, e logo em seguida, afirma que ele mesmo (vers. 3) se empenhou em conhecer minuciosamente de tudo desde o principio.

Quero destacar alguns pontos:

Em primeiro lugar: Nossa atitude diante do que está escrito, revela nossa fé. 

1.a Lucas não se conformou pelo que ouviu de uma ou de outra pessoa, ele foi atrás da informação, ele pesquisou o material da época, ele mostrou uma atitude diante do que existia de informação a respeito de Jesus.

Isso demonstra fé! Pois quem investe tempo e dinheiro naquilo em que não se acredita? Lucas levou muito tempo para absorver as informações,vide que não havia internet na época; gastou dinheiro com as viagens pois não era judeu, Jerusalém não era sua pátria, Nazaré não era sua estadia.

1.b A fé de Lucas o levou até às pessoas que conheceram Jesus. Lucas fez uma espécie de reportagem investigativa sobre Jesus.

O fato de Lucas expor alguns detalhes da infância de Jesus e João, esclarece com certeza que ele  esteve diante de Maria, diante de Isabel para perguntar sobre a gravidez, sobre o dilema da esterilidade de Isabel, sobre o cântico de Maria, como alguém teria tanta informação pessoal se não estivesse sentado à mesa tomando um “cafezinho” anotando tudo o que ela falava? Isabel não era alguém importante … Maria, ainda que mãe de Jesus, não era aclamada e ovacionada pelas pessoas.

Será que você está entendendo a atitude de Lucas? Sua capacidade de se interessar? 

Em segundo lugar: O compromisso de compartilhar.

O interesse de Lucas não se limita no âmbito pessoal, mas interpessoal. Sua busca não visava apenas o conhecimento como um fim, mas como um meio de compartilhar.

A principal proposta da teologia bem como da hermenêutica,não é apenas ensinar, mas proclamar! A bíblia não é apenas pra ser lida, mas pregada, a mensagem do evangelho só tem eficácia quando é de fato anunciada.

No livro de Atos, enquanto os discípulos eram tomados de poder, eles foram fortalecidos, muitos zombaram, julgaram que estavam embriagados, mas quando Pedro se levanta para pregar,o resultado foi salvação! Vidas se renderam à Cristo; pessoas se arrependeram de seus pecados e uma multidão novos convertidos entraram à Igreja.

Será que existe outra fórmula? Será que a pregação está ultrapassada, ou hoje em dia temos que fazer diferente? Estou certo que não. A Bíblia e toda ela é atual presente e relevante.

As pessoas precisam ouvir a palavra de Deus para que possa haver fé.

 Em terceiro lugarPara compartilhar, é necessário conhecer.

E pra tanto, é necessário investimento.

Um renomado pastor disse que nos tempos de seminário nunca comeu uma pizza pois o dinheiro era escasso, mas nunca deixou de comprar um livro.

Russel Shedd afirma que : quando comemos um lanche, a satisfação é momentânea, mas ao nos alimentarmos dos ensinamentos de um livro, a satisfação e o fruto é por toda a vida.

Nós temos o dever de compartilhar a mensagem do evangelho,mas isso deve ser feito com o devido compromisso de conhecer a palavra.

Não confunda conhecimento com unção. A unção é a graça que capacita o fiel.

Mas capacita para que? Para anunciar o evangelho. Mas que evangelho? O da palavra de Deus.

Percebe-se que temos que falar aquilo que conhecemos,e pra conhecer a palavra de Deus, precisamos investir.

Invista em você.  Compre bons livros, adquira volumes teológicos respeitados.

Lucas investiu o que foi necessário e possível para sua época, e o resultado foi que seu evangelho, é o mais lido e pesquisado, visto que é o que mais contém informações detalhadas e históricas.

Sua obra é tão grande que além de escrever sobre Jesus, Lucas também escreve a história do começo da igreja de Cristo que é o livro dos Atos, cujo a história não acaba, pois eu e você somos parte da Igreja de Cristo, e a história ainda está sendo escrita .

Paulo Moreno

  1. Diego Melo

    Isso é uma grande verdade, ir além do que se ve, ser minucioso pesquisar e adquirir sabedoria isso me faz pensar que o principio de tudo sempre será a minha decisão baseado na individualidade com um certo egoismo (no bom sentido) até mesmo porque esse tipo de ensimamento não é instigado talvez até mesmo porque quase ninguém o faz.

    Diego Melo

  2. Exatamente Diego, acredito que devemos investir na investigação pessoal assim como Lucas.
    Para alguns, o conhecimento ensoberbece, mas para os que vivem aos pés de Cristo, o conhecimento os levam para mais perto de Deus, pois a verdade revelada nos imprime a necessidade de reconhecer Sua grandeza, honra e poder …

Deixe um comentário