Platão

Importante filósofo grego, que viveu entre 427 e 347 a.C., considerado uma das referências fundamentais do pensamento ocidental. Alfred Whitehead, filósofo inglêns do início do século XX, chegou a dizer que toda a filosofia ocidental não passaria de uma série de notas de pés de página ao pensamento de Platão.

Seus trabalhos filosóficos têm influência de outro grande filósofo grego – Sócrates –, a quem conheceu ainda muito jovem e acompanhou até sua execução. Sofreu influência também das correntes de pensamento pitagórico e do confronto entre os pensamentos de Parmênides e Heráclito. Fez várias viagens, especialmente, pelo sul da Itália, onde viu frustrado seu propósito de fundar uma cidade governada por sábios – sofocracia.

Sentindo-se, como Sócrates, vocacionado a ilustrar seus concidadãos, fundou em 387 uma escola de pesquisa e estudos – não só em Filosofia mas também em Ciências, Matemática, Retórica, Ética, entre outras áreas – à qual deu o nome de Academia. Lá Platão passou grande parte de seu tempo ensinando e escrevendo.

Trinta obras, principalmente, sob a forma de diálogo, compõem o chamado Corpus Platonicum ou Academicum. Suas obras mais importantes e conhecidas são Apologia de Sócrates, em que faz um retrato da vida e do pensamento do mestre; O Banquete, que apresenta diversos discursos sobre o amor, e A República, em que analisa a política grega, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.

Paulo Moreno

Deixe um comentário