A mensagem que chocou o mundo parte II

João Batista pregou à todas as classes sociais, ele pregou aos pobres, ao publicanos(ricos) e também aos políticos e líderes religiosos.

Multidões afluíam para ouvir a sua mensagem, João provocara uma verdadeira revolução na sociedade.

Ele disse que aqueles que tivessem duas túnicas, deveriam repartir com os que não tinham.

Em primeiro lugar : Arrependei-vos , implica em uma mudança da Mente.

Mudem! Pois o Reino de Deus está próximo.

Os fariseus viviam como verdadeiros hipócritas, o povo era refém, mas ao mesmo tempo culpado.

A religião estava morta, não havia santidade bíblica, não havia culto bíblico, tudo era feito apenas no ambito da religião, o estado e a igreja eram corruptos, as pessoas esperavam um salvador que mudasse o curso da história, mas ao mesmo tempo, esqueciam que a espera pelo Salvador, não os podia impedir que vivessem com   a vida no altar de Deus.

Hoje a mensagem de João vem até nós como um brado altissonante !!

Mudem !!! Jesus está voltando! Como esta a sua mente? Como você enxerga o reino de Deus, ou ainda mais como compreendemos o Reino de Deus?

Como estamos esperando a segunda vinda do messias? A realidade é a mesma, nós vivemos em função da terra… fazemos planos para o futuro, sonhamos, mas esquecemos do céu.

Esquecemos que cada atitude nossa, é um acorde que ressoara na eternidade. Esquecemos que o presente e atitudes de hoje determinam o nosso futuro, mas não só o terreno mas também o espiritual.

Como está a sua mente? Como você tem ocupado ela? Que sementes você tem plantado nela… quanto tempo você passa em frente da televisão, até doer as costas e cansar os olhos?

“ Jesus Cristo está voltando” .

Se esta verdade não nos faz exultar, oh quão equivocados somos!

Sonhe! Faça planos, cresça, avance, construa, plante, colha, mas não se esqueça que se você não tiver uma mudança, um arrependimento, você estará investindo tempo, dinheiro, saúde em algo que não permanecerá Não se esqueça de deixar que Deus seja o Centro de todas as suas ambições.

O que temos ensinado aos nossos filhos?

Vivemos na expectativa de encontrar-se com Jesus?

O que o seu coração sente quando você pensa em Deus? Será que há prazer diante da presença de Deus? Será que há alegria na presença de Deus?

Será que há motivação sincera quando tomamos banhos às 17hs para vir à igreja? Será que Cristo é o centro de nossas vidas?

Como disse, o mundo vive em avanço da tecnologia, e isso é muito bom para a sociedade inclusive para a propagação da mensagem do Reino de Deus, mas cuidade para não esquecer que Jesus está voltando … Mudem !!!!

Em segundo lugar : Arrependei-vos, implica em uma mudança em nossas afeições.

João diz aos ouvintes, produzi, pois frutos de arrependimento, as pessoas começaram a perguntar o que faremos ?? quem tiver duas túnicas, reparta com que não tem, e quem tiver comida, faça o mesmo.

A disparidade social sempre existiu, o ser humano sempre considerou o homem por aquilo que ele tem, e não pelo que ele é. A história nos mostra que o preconceito social sempre foi presente.

Mas para aqueles que quisessem acesso ao reino de Deus deveriam mudar suas afeições com o próximo.

O evangelho veio para unir todos os seres humanos, para colocar todos em seu devido lugar, ao lado do próximo, aos pés de Cristo ..

A mensagem foi bem clara, se vocês não mudarem sua postura diante dos homens, vocês não vão entrar no reino de Deus, mas esse reino não seria  apenas o escatológico, mas a vida abundante, a vivência diária, desfrutar de toda a paz que Cristo daria enfim, João ainda tinha uma limitação quanto ao ministério de Cristo, mas o principal, a tônica do evangelho ele sabia, que Cristo viria tirar o pecado do mundo.

O mundo muda, as pessoas morrem, nascem outras, mas os problemas continuam os mesmos, a desigualdade social já era gritante naquela época.

Havia uma grande diferênça em morar em jerusalém e na galiléia; Os galileus eram considerados como a escória da sociedade, não havia nada que chamasse atenção das pessoas naquela localidade, os pobres eram oprimidos, muitos morriam de frio , fome,e João brada contra isso…

Nos dias de hoje não é diferente.

Ernest Cassirer nem precisou ser Cristão para dizer em sua obra que o Homem só se torna ser humano, quando tem compromisso com a sociedade.

Qual é o compromisso que temos com a sociedade? O que você representa para o meio que você vive? Você cria seu filho para ser servido pela sociedade, ou para serví-la?

Somos o tipo e pessoa que apenas suga a sociedade, ou também nos mobilizamos para ajudá-la?

“Frutos dignos de arrependimento”, isto é, atitudes que evidenciem a nossa mudança de mentalidade (Paulo Brabo)

Amados,nossa postura não pode fugir desta verdade, uma mudança em nossas afeições se faz necessário em nossos dias.

Se a nossa igreja não for relevante na sociedade, estamos perdendo tempo, se as portas que estão abertas não tiverem um compromisso com o ser humano, quão equivocado estaremos!

Se a sua vida não for relevante no seu contexto ordinário, qual a razão da sua fé? Qual o motivo de ser cristão? Sendo que Cristão é aquele que professa Fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador?

Não foi a toa que Jesus sintetizou a vida cristã a dois mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas, e amar o próximo como a si mesmo!

Em João 13.34-35 Jesus vai mais fundo: ameis uns aos outros como eu vos amei, nisto conhecerão que sois meus discípulos.

Nós que julgamos ser Cristãos, às vezes nos perguntamos, porque a obra é tão devagar? Porque a igreja não transborda de gente?

Cristo é enfático: todos vos conhecerão se vos amardes uns aos outros.

” Arrependimento não é algo teológico, mas prático!”

Se você não consegue olhar para um mendigo, e não ter nenhum tipo de afeição, piedade com um prato de comida, ou um copo de água; Mas ao mesmo tempo, será que temos condição de pregar o evangelho aos mendigos? Aos pobres? Às viúvas? Será que o nosso evangelho é teológico ou prático?

Temos que passear um pouco mais nas avenidas de Tiago!

Paulo Moreno

  1. Que Deus tenha mesercodia de nos

Deixe um comentário