Aristóteles

Filósofo grego nascido em 384 a.C. Foi um dos mais importantes filósofos de todas as épocas. Aos 17 anos, foi para Atenas, tornando-se discípulo de Platão na Academia. Sua obra era dividida em duas espécies de escritos – uma destinada ao grande público e outra de caráter demonstrativo e didático.

Focalizou a lógica enquanto instrumento do fazer científico, criou o método dedutivo – a partir de premissas gerais e verdadeiras, explicamos o particular – e tratou da indução como o método que possibilita que o conhecimento produzido seja generalizado, atingindo o plano universal.

Estudioso de anatomia comparada, Aristóteles foi também pioneiro nos estudos da Biologia. Nessa área, além de dedicar-se ao estudo da estrutura, dos hábitos e do crescimento dos animais, revelou diversos fatos que só seriam redescobertos a partir do século XVII.

Seu interesse em relação às funções das palavras nas línguas deu origem às gramáticas e o fez um dos precursores da filosofia da linguagem. Ao ser descoberta pelos árabes, sua obra foi traduzida para o Latim, o que acabou por modelar o pensamento medieval tanto nas artes quanto nas ciências.

Paulo Moreno

Deixe um comentário