Tales de Mileto

tales_miletoFilósofo grego responsável pelo início dos estudos filosóficos na Grécia e no mundo ocidental. Criou sua própria escola de Filosofia, a Escola Jônica, de onde saíram alguns de seus ilustres discípulos.

Tales foi o primeiro pensador a usar o questionamento para tentar entender os processos e as verdades da história da humanidade.

Os fenícios – através de sua mitologia  – consideravam os elementos da Natureza (o Sol, a Terra, o Céu, o Oceano, as Montanhas,etc.) como forças autônomas, honrando-os como deuses, elevados pela fantasia a seres ativos, móveis, conscientes e dotados de sentimentos, vontades e desejos. Estes deuses constituíam-se na fonte e na essência de todas as coisas do universo.

Tales foi um dos primeiros pensadores a alterar esses conceitos observando mais atentamente os fenômenos da natureza, a Physis (φύσις). O ponto de partida da teoria especulativa de Tales – como também de todos os demais filósofos da escola Jônica – foi a verificação da permanente transformação das coisas umas nas outras e sua intuição básica é de que todas as coisas são uma só coisa fundamental, ou um só princípio (arché, ἀρχή).

Deixe um comentário