A questão do crescimento.

Durante anos uma das mensagens mais pregadas na igreja, é a do Crescimento da Igreja, hoje o que mais vende, são livros que apresentam 7 passos para isso, ou 20 passos para aquilo, as pessoas sentam e levantam ouvindo uma mensagem que promete crescimento em todas as áreas de suas vidas; Mas o grande problema não é pregar sobre o crescimento, mas os métodos que são usados para tal.

O triste é saber que aqueles que fazem o uso do microfone na hora do sermão, são em sua maioria iletrados no quesito literatura canônica e consequentemente, alimentam a massa com aquilo que poderíamos nomear de pão murcho, sopa rasa, farelo espiritual!

Não foi a toa que homens como  Wiclife, Lutero,João Calvino, fizeram voz de protesto contra a anomia bíblica que estava instaurada no seio da igreja e não se calaram diante da crise sistêmica e endêmica nos púlpitos religiosos.

A questão é que em nossos dias, não vemos muita diferença, talvez, a única diferença seja o tempo e os nomes de instituições cristãs que crescem ininterruptamente ao passo que o crescimento é para os lados e não para cima, outras por sua vez, crescem em estatura, mas sem profundidade, promovem um verdadeiro ajuntamento religioso com tudo o que se pode imaginar, menos Teologia Bíblica.

As pessoas que vivem uma religião sem questionamento, mentes passivas, corações endurecidos, vivem à margem da fé, do evangelho de Jesus Cristo, se deixam manipular e comem tudo o que lhes põem à mesa.

Talvez o texto bíblico que mais ilustra e retrata este problema é o que Paulo deixou à Timóteo em sua última carta pastoral: II Timóteo 2. 14-19:

Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.

Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto.

Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.

Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.

Que essa advertência solene! Venha provocar uma mudança nos corações e consequentemente nos  púlpitos!

Paulo Moreno


Deixe um comentário